Pintura costuma ser um dos jeitos mais fáceis e rápidos para quem quer mudar o visual de casa, sem fazer muita alteração e nem precisar de muito investimento. O mais bacana disso, é que você pode abusar de diversas maneiras quando falamos sobre pintura. Não precisa ser somente a aquela tradicional: uma cor só, lisa, na parede por completo.
Vamos te mostrar hoje alguns exemplos de como você pode dar um toque mais despojado no ambiente, apenas com a pintura.
Se você gosta de cor, abuse! Escolha uma parede principal de destaque, e capriche em uma cor mais escura, por exemplo. Cores mais escuras, como na foto abaixo, deixam o ambiente contemporâneo e sofisticado. Além de harmonizar muito bem com objetos e mobiliários mais claros.
Se você tem receio de pintar uma parede toda com cor diferenciada, que tal pintar meia parede então? E se você quiser deixar um ar mais descontraído ainda, pode até deixar as marcas das pinceladas. Isso traz ainda mais personalidade para o ambiente.
Este caso é quando você pretende ilustrar a parede com algum desenho. E assim, é preciso fazer um molde vazado do desenho em questão - que pode ser de papelão reforçado, plástico rígido ou acetato.
O ideal é que a parede já esteja pintada com uma cor neutra, e aí você aplica uma cor diferente nos desenhos do molde. Pode aplicar com pincel, com tinta spray ou até com aerógrafo (aquele revólver de pintura).
São técnicas que fazem um efeito diferente na pintura tradicional. Algumas, você pode fazer manualmente na hora da aplicação. Outras, já vêm “prontas” da própria loja de tintas.
Vamos exemplificar algumas delas:
Drapeado: com a tinta ainda úmida, você utiliza um pano para ir raspando delicadamente na parede.
Com uma esponja úmida, você aplica uma tinta que seja um tom acima da cor que já está pintado na parede. Ou se quiser ainda fazer uma decoração mais alegre e colorida, pode inclusive variar nesses mesmos tons, diversificando a escolha das cores.
Você pode dividir sua parede em listras, de tamanhos diversos inclusive, e trabalhar com alguns tons de cor. As listras na horizontal alongam o ambiente, dando maior sensação de profundidade. Já as listras na vertical dão sensação de pé direito maior – ótimas para quem tem ambientes com pouca altura, isso possibilita aumentar a sensação de amplitude do ambiente.
É uma técnica um pouco mais difícil de executar, mas fica um charme. Primeiro você pinta a parede toda com a cor mais clara. Em seguida, faz as demais faixas com cada cor do degradê, para depois suavizar as linhas entre elas.
Já existem papéis de parede que já vem com o próprio tom do degradê. É uma opção mais fácil do que a pintura.
Ah, é meu queridinho! rsrs Eu AMO parede com cimento queimado. Seja na sala, no quarto, no home office, no banheiro, e até em fachadas. Deixa o projeto contemporâneo, elegante e sofisticado. Combina e harmoniza muito com a madeira, deixando o ambiente atemporal.
A pintura imita o efeito da textura e cor do aço corten, trazendo um conceito de elegância para o ambiente. Pode ser utilizado em algum detalhe interno, como pode ser utilizado em fachada também.
Resistente, barato e charmoso, o cimento queimado é o elemento certo para dar aquele toque rústico sem perder a elegância.
É moderno, durável e muito resistente: é bem difícil danificá-lo.
Pode ser usado no piso, parede, teto e bancadas dando um aspecto rústico e elegante ao mesmo tempo. E o melhor de tudo: barato!!
Material coringa, combina com tudo, desde cerâmicas até madeira. Cores então, fazem com que ele se sobressaia.
O cimento queimado nada mais é do que uma argamassa feita da mistura de cimento, areia e água, e pode ser aplicado tanto sobre bases recém-executadas quanto sobre contrapisos já existentes.
O processo se dá pela aplicação da massa numa espessura média de 30mm, pó de cimento jogado por cima com a massa ainda mole e auxílio de uma desempenadeira de aço para espalhar esse pó.
É justamente esse último processo que faz a parte do “queimado”, nada a ver com o fogo.
A utilização deste tipo de piso gera menos resíduo durante a obra, afinal de contas, para assentar qualquer piso de qualquer material, o contrapiso precisa ser executado de qualquer maneira.
A lareira em cimento queimado se destacando do piso e meia parede de madeira
O cimento queimado não sai de moda e suas trincas ou manchas não comprometem a beleza deste clássico, pelo contrário, dão um charme ao material.
Ele é ao mesmo tempo rústico e moderno.
Pode ser feito artesanalmente ou podemos comprar misturas prontas para aplicar, vai depender da mão de obra disponível.
O cimento queimado atende a todos os gostos e propostas de decoração e o seu resultado é sempre único!
Banheiro publico, projetado por Cristina Tunas e David Silva
Ambiente da Célula MUDE, de Leandro Neves, Kamilla Neto e Flavih Nunes
Nesse banheiro, usado em várias situações
E combina com quase todos os estilos. Para quebrar a aparência fria que a técnica oferece ao ambiente, invista em opções que esquentem a decoração, como móveis marcantes e quadros expressivos.
Apesar da técnica ser a mesma, o piso de cimento queimado precisa ter um acabamento diferente da parede ou teto. Uma camada de resina o deixará menos poroso e mais fácil de limpar.
Engana-se quem acredita que piso de cimento queimado só serve para quem procura uma decoração mais industrial. O contemporâneo ganha um toque de modernidade com esta tendência.
Copyright © 2024 DECORE SUA CASA – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.